Criar uma Loja Virtual Grátis
Curiosidades
Curiosidades

 

A maquiagem no cinema

Na aula de teatro, o diretor diz que usar uma máscara totalmente branca é como trocar de personalidade instantaneamente. Quando seu rosto desaparece, todo o resto do corpo fica em evidência e qualquer movimento se torna maior, mais significativo. Fica muito mais fácil perceber a atuação, o personagem em sua essência.

 

A maquiagem no século XX

No começo do século, inspiradas por Chanel e pela Primeira Grande Guerra que causou a maior crise no mundo todo, incluindo os ateliers de moda, as mulheres se livraram de qualquer excesso, incluindo os tecidos e a maquiagem. Até a década de 30, os olhos eram provocantes mas ao mesmo tempo, delicados.

 

Maquiagem e a moda

Em algumas tribos indígenas, a maquiagem é usada em rituais ou festas. Nada mais atual que isso, já que hoje em dia as mulheres (e alguns homens) usam maquiagem sempre em festas e baladas num ‘ritual de acasalamento’. A maquiagem pode ser considerada uma grande aliada da mulher, sendo embelezadora instantânea .

 

História da Maquiagem

A palavra “cosmético” vem do grego kosmetikós, que quer dizer "o que serve para ornamentar", para decorar, enfeitar. Deixar mais belo. Daí em diante: Primer. Base. Pó compacto. Sombra. Máscara para cílios. Delineador. Blush. Batom... E não acaba! Tudo culpa dos faraós que já no Egito antigo se preocupavam com maquiagem.

 

Maquiagem e a bruxaria

No século XVIII, mais do que roupas com léguas de  tecidos, o que estava na moda mesmo era queimar bruxas. Qualquer mulher que usasse de algum artifício químico, fosse para curar uma dor de barriga com ervas, fosse para fazer poções de amor, era acusada de bruxaria e queimada viva pela Igreja. Daí, por seduzir .